O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, volta a ser palco de um dos maiores eventos de dança do Litoral Norte. A 14ª edição do Litoral em Dança começa nesta quinta-feira (19) e segue até domingo (22) com programação intensa, que inclui mostras competitivas, oficinas e aulas abertas.
O festival, criado em 2005, tem como missão fomentar, difundir e dar visibilidade à dança em suas mais diversas expressões, além de incentivar o surgimento de novos talentos.
Sete profissionais de renome compõem o corpo de jurados deste ano: Alan Marques, Ana Bottosso, Bruna Miragaia, Evandro Hegel, Everton Corrêa, Juliana Tarumoto e Thiago Ferrarezi.
Abertura gratuita com espetáculo do Corpo de Baile
A abertura acontece na quinta-feira (19), às 20h, com o espetáculo “Memórias de Um Contorno”, do Corpo de Baile de Caraguatatuba, assinado pelos coreógrafos Cristina Neves, Júnior Pain e Kaiky Martins. A apresentação tem entrada gratuita, com sugestão de doação de 1kg de alimento não perecível. A classificação é livre.
Oficinas, aulas abertas e competição
A programação inclui aulas abertas de diversos estilos, como dança de salão, sapateado, jazz e contemporâneo, além das apresentações da Mostra Competitiva, que reúne grupos, academias e companhias de todo o país.
Os gêneros em disputa são: clássico de repertório, neoclássico, clássico livre, estilo livre, contemporâneo, jazz, danças urbanas, danças populares e sapateado.
Premiação valoriza talentos e homenageia mestres da dança
O festival vai premiar os três primeiros colocados de cada categoria, além dos destaques em categorias especiais como melhor bailarino, melhor bailarina, melhor grupo, melhor coreógrafo, revelação e melhor figurino, com entrega de troféus e premiações em dinheiro.
Os prêmios levam nomes de personalidades que marcaram a história da dança em Caraguatatuba, como Maria Luiza Guimarães, Suely Loyola (in memoriam) e Cristina Neves, entre outros.
Estrutura para público e participantes
Durante todo o evento, o público conta com uma praça de alimentação com food trucks e uma loja especializada em artigos de dança, oferecendo suporte tanto para quem assiste quanto para os participantes.
O festival é uma realização da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), vinculada ao governo municipal.
Fonte:Redação