
08/01/2026 - 17h59
A Secretaria de Segurança Urbana apresentou o balanço anual das ações da Polícia Municipal de São Sebastião referentes a 2025. Ao longo do ano, a corporação registrou 25.826 ocorrências atendidas em diferentes regiões do município.
De acordo com o relatório, os números refletem a ampliação da presença da Guarda Civil Municipal (GCM) nas ruas, aliada ao uso de tecnologia e ações preventivas. Entre os recursos utilizados está o sistema Smart São Sebá, que integra câmeras de monitoramento e centros de controle, contribuindo para o acompanhamento em tempo real de ocorrências.
No período, foram realizados 6.663 patrulhamentos preventivos em bairros da cidade. A GCM também efetuou 1.781 abordagens individuais e apreendeu 211 motocicletas com escapamento adulterado, em ações voltadas à fiscalização e à redução de ruídos urbanos.
Dados operacionais
O balanço aponta ainda 173 prisões em flagrante e 267 conduções à Delegacia de Polícia Civil. Em relação a pessoas procuradas pela Justiça, foram registradas 43 capturas. A Polícia Municipal também atuou em 61 ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas e prestou apoio em 98 casos de roubos e furtos.
Na área social, o programa de Acompanhamento de Medida Protetiva contabilizou 883 atendimentos ao longo de 2025, voltados à proteção de mulheres em situação de risco. As Rondas Escolares somaram 1.243 ações em unidades da rede de ensino municipal.
Além das ocorrências criminais, a Polícia Municipal atuou em situações de emergência social, como três tentativas de suicídio, e atendeu três casos de perturbação de funerais.
Segundo a Segur, o levantamento tem como objetivo subsidiar o planejamento das ações de segurança pública e orientar a distribuição de recursos e efetivo para os próximos períodos.
Fonte:Prefeitura de São Sebastião