
07/10/2025 - 14h23
Entre os dias 2 e 5 de outubro, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou uma força-tarefa para combater a comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas no município. A operação, conduzida pela Vigilância Sanitária em parceria com a Secretaria de Urbanismo e a Polícia Militar, fiscalizou 16 estabelecimentos e resultou no descarte de mais de 100 litros de produtos sem procedência.
A iniciativa ocorre em meio ao alerta emitido pelo Governo do Estado de São Paulo sobre o risco do metanol, substância usada em combustíveis e solventes industriais que pode estar presente em bebidas falsificadas. O consumo acidental pode provocar cegueira, convulsões e até morte.
Para fortalecer a prevenção, os profissionais da Vigilância Sanitária participarão nesta terça-feira (7) de um curso nacional on-line sobre identificação de bebidas falsificadas, promovido pela Abrabe, Procon-RJ e Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro.
A operação também teve apoio da Secretaria de Urbanismo, responsável por fiscalizar o cumprimento do Código de Posturas. Durante as vistorias, cinco estabelecimentos foram interditados por funcionarem fora do horário permitido ou por apresentarem documentação irregular.
Fonte:Redação