
25/11/2025 - 10h48
As cidades do Litoral Norte de São Paulo entraram em estado de alerta nesta terça-feira (25) por risco de deslizamentos e alagamentos. Ubatuba e Caraguatatuba, segundo o Cemaden, apresentam o cenário mais crítico, com nível laranja de monitoramento, classificação que indica alto risco para deslizamentos.
Caraguatatuba recebeu na noite de segunda (24) um alerta extremo da Defesa Civil enviado diretamente aos celulares, recomendando que moradores procurassem abrigo seguro. O aviso faz parte do novo sistema nacional de alertas, que cruza localização dos usuários com áreas de risco identificadas pelos estados.
Nas últimas 48 horas, Ubatuba registrou 243 mm de chuva na estação do Tenório, quase atingindo a média de novembro (263 mm). Em Caraguatatuba, o maior volume foi de 165 mm na Fazenda Serra Mar. São Sebastião teve 109 mm em Barequeçaba, e Ilhabela acumulou 112 mm no bairro Barra Velha.
Entre a noite de segunda e a manhã desta terça, Caraguatatuba registrou uma casa alagada e quatro quedas de árvores; não houve feridos. Em Ubatuba, apesar do alerta, as aulas seguem normalmente e apenas o monitoramento foi reforçado. Até o momento, não há registros relevantes de danos em Ilhabela e São Sebastião.
Fonte:Redação