
21/01/2026 - 12h41
A cidade de São Sebastião viveu, nesta terça-feira (21), o momento central da 420ª edição da Festa de São Sebastião, padroeiro do município. A celebração reafirmou uma devoção iniciada ainda no período colonial e preservada como patrimônio cultural e religioso da cidade.
As atividades tiveram início na madrugada, com a Caminhada da Fé, que reuniu fiéis em percurso entre Maresias e o Centro Histórico. Pela manhã, a Missa do Descendimento da Imagem, na Igreja Matriz, marcou o início das solenidades do dia.
A tradicional Procissão Solene percorreu o Centro Histórico no período da tarde, seguida pela Missa Campal do Padroeiro, realizada no Complexo Turístico da Rua da Praia. A programação religiosa foi encerrada à noite com apresentações musicais e momentos de louvor.
A devoção a São Sebastião antecede a emancipação do município. Em 20 de janeiro de 1502, a expedição de Américo Vespúcio nomeou o canal e a ilha em homenagem ao santo do dia. Com a emancipação da vila, em 1636, a devoção foi institucionalizada e passou a integrar a identidade caiçara.
Reconhecida como patrimônio imaterial, a Festa de São Sebastião cumpre papel estratégico na preservação cultural, na promoção do turismo e na coesão social do município.
Fonte:Prefeitura de São Sebastião