Região / Geral
whatsapp-image-2025-07-28-at-095910.jpeg

28/07/2025 - 12h35

Fortes ventos causam estragos no Litoral Norte de SP e interrompem aulas em Caraguatatuba

A forte ventania que atingiu o Litoral Norte de São Paulo no início desta segunda-feira (28) causou diversos danos em várias cidades da região. A Defesa Civil de São Paulo informou que os ventos chegaram a atingir 85 km/h. Embora não haja registro de vítimas, os estragos foram significativos, com quedas de árvores, danos em imóveis e fiações elétricas.

Em Caraguatatuba, o impacto foi maior. A ventania provocou a queda de uma placa de trânsito na Avenida Doutor Arthur da Costa Filho, no Centro, além do destelhamento da Escola Municipal Professor João Baptista Gardelin, no bairro Poiares, e danos na base do Corpo de Bombeiros. A ventania também causou destruição de tendas na Praça da Cultura. Na Praia da Cocanha, mesas e cadeiras de barracas foram arrastadas pelo vento até o mar, o que foi registrado em vídeo.

Devido aos danos causados e à necessidade de reorganização, a Prefeitura de Caraguatatuba decidiu suspender as aulas da rede municipal de ensino durante a tarde desta segunda-feira. A orientação da prefeitura é para que a população evite circular nas áreas afetadas, especialmente nas proximidades de árvores, e não estacione veículos nessas regiões. Em caso de emergência, o atendimento pode ser solicitado à Defesa Civil pelo telefone 199.

Em Ilhabela, uma árvore de grande porte caiu sobre uma casa no bairro da Vila, destruindo o imóvel. Felizmente, ninguém ficou ferido. Outras quedas de árvores foram registradas nos bairros Reino, Bexiga, Perequê, Água Branca e Itapecerica. Um coqueiro também tombou sobre a rede elétrica no bairro Bexiga, causando transtornos temporários. A queda de uma árvore no telhado da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Água Branca não prejudicou o atendimento à população.

Já em São Sebastião, a ventania causou destelhamento na quadra poliesportiva do bairro Enseada e a queda de diversas árvores, especialmente em Juquehy, algumas delas sobre casas. Uma moradora de Cambury ficou ferida após a queda de uma telha. Além disso, a queda de fios de alta tensão foi registrada na alameda Mauá, em Boraceia, e está sendo monitorada pela concessionária responsável. A travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela também foi interrompida temporariamente.

Em Ubatuba, pelo menos uma árvore caiu na rua Guarani, mas sem vítimas. A cidade também não registrou grandes danos.

As equipes de emergência e a Defesa Civil estão em campo para atender às ocorrências e garantir a segurança da população. A Prefeitura de São Sebastião e Ilhabela seguem monitorando as condições e prestando assistência às famílias afetadas.

Fonte:Redação

Voltar