
12/01/2026 - 11h56
A partir desta segunda-feira (12), os proprietários de veículos registrados no estado de São Paulo já podem iniciar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao exercício de 2026.
O valor do imposto é calculado com base no valor venal do veículo, definido pela tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). As alíquotas permanecem as mesmas:
4% para automóveis de passeio;
2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e máquinas pesadas;
1,5% para caminhões;
1% para veículos pertencentes a locadoras.
O pagamento pode ser realizado nas agências bancárias credenciadas, caixas eletrônicos, casas lotéricas ou pelos aplicativos e serviços de Internet Banking, mediante a utilização do número do Renavam do veículo.
O contribuinte pode optar pelo pagamento à vista, com desconto de 3%, ou pelo parcelamento em até cinco vezes, entre janeiro e maio, conforme o valor do imposto. No estado de São Paulo, também é possível quitar o IPVA por meio do Pix ou cartão de crédito.
Para o pagamento via Pix, o proprietário deve acessar o sistema da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), selecionar o débito e gerar o QR Code, que precisa ser pago em até 15 minutos. Após esse prazo, será necessário emitir um novo código.
Já no pagamento com cartão de crédito, é possível quitar o imposto à vista ou parcelar em até cinco vezes nos bancos e casas lotéricas. Há ainda a opção de parcelamento em mais vezes por meio de instituições financeiras credenciadas pela Sefaz-SP, que oferecem condições diferenciadas, com cobrança de juros. Ao Estado, é repassado apenas o valor integral do imposto devido.
Perda do prazo e atraso no pagamento
Quem não realizar o pagamento em janeiro ainda poderá quitar o imposto em fevereiro, seguindo o calendário oficial, porém sem o desconto de 3% e em parcela única.
O atraso no pagamento do IPVA acarreta multa diária de 0,33%, além de juros de mora com base na taxa Selic. Após 60 dias, a multa é fixada em 20% do valor do imposto. Caso a inadimplência persista, o débito é inscrito na Dívida Ativa do Estado e o nome do proprietário pode ser incluído no Cadin Estadual, além da possibilidade de cobrança por protesto.
Calendário de vencimento
O calendário de pagamento do IPVA 2026 varia conforme o final da placa do veículo, com vencimentos distribuídos entre janeiro e maio para automóveis, motocicletas, ônibus e similares. No caso de caminhões e caminhões-tratores, os prazos se estendem até setembro, conforme tabela divulgada pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.
Fonte:Governo do Estado de São Paulo