O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiram alertas de onda de frio para todo o Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Região Bragantina e Litoral Norte, com validade até sábado (14). A previsão indica queda acentuada nas temperaturas, com possibilidade de recordes em diversas cidades a partir desta quarta-feira (11).
De acordo com a Defesa Civil estadual, as mínimas previstas são:
Serra da Mantiqueira: 2°C
Vale do Paraíba: 8°C
Região Bragantina: 8°C
Litoral Norte: 11°C
Cidades como Campos do Jordão, por exemplo, podem registrar geadas, caso a temperatura mínima prevista de 2°C se confirme, superando o recorde anterior de 5,8°C registrado em 15 de maio deste ano.
Recomendações da Defesa Civil
Diante do cenário, a Defesa Civil reforça os cuidados com idosos, crianças e pessoas em situação de rua, além de animais domésticos. Entre as recomendações:
Evite acender fogueiras ou improvisar aquecedores em ambientes fechados, por risco de intoxicação;
Doe agasalhos, cobertores e alimentos sempre que possível;
Proteja e acolha animais abandonados, mesmo que temporariamente.
Entenda o fenômeno
Segundo o meteorologista Guilherme Borges, do Climatempo, a queda nas temperaturas é causada pela atuação de uma massa de ar polar, que se intensificou após a passagem de uma frente fria pelo litoral sudeste no último fim de semana.
“Essa massa de ar gelada vai continuar presente na região nos próximos dias. Como estamos em um período com noites mais longas, há maior perda de calor e, por isso, as manhãs ficam mais geladas”, explicou o especialista.
A condição atual é tecnicamente considerada uma onda de frio, caracterizada por temperaturas 5°C abaixo da média histórica por cinco dias consecutivos.
Fonte:Redação