
08/10/2025 - 13h53
Oito adegas foram fiscalizadas em Caraguatatuba durante uma operação realizada nesta terça-feira (7) para combater a venda de bebidas falsificadas. Uma pessoa foi presa em flagrante, e dezenas de garrafas foram apreendidas.
A ação foi conduzida pela Delegacia Sede da Polícia Civil e contou com apoio da Vigilância Sanitária, Secretaria de Urbanismo, Polícia Militar, Polícia Científica e Guarda Civil Municipal.
Durante a operação, uma adega foi interditada. Foram aplicados dois Autos de Apreensão Cautelar, quatro de Inutilização e Apreensão, um de Interdição e sete de Infração. Mais de dez litros de bebidas sem procedência foram descartados, e cerca de 70 litros foram encaminhados para análise em laboratório.
A operação foi motivada pelo alerta de autoridades de saúde sobre o risco de contaminação por metanol em bebidas alcoólicas destiladas. Apesar da preocupação, a Prefeitura informou que não há registro de casos suspeitos de intoxicação no município.
As unidades de saúde seguem os protocolos oficiais para atendimento de pacientes com sintomas de possível intoxicação — como náuseas, dor de cabeça, visão turva e confusão mental. Em casos suspeitos, são realizados exames e coletas específicas conforme as orientações do Instituto Adolfo Lutz e do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado.
A Prefeitura reforçou que continuará com as fiscalizações e ações de prevenção em parceria com as forças de segurança estaduais, para garantir a segurança da população e coibir a comercialização de bebidas sem procedência.
Fonte:Redação