O Porto de São Sebastião está passando por um estudo de viabilidade para abrigar a primeira base offshore de apoio logístico de operações de petróleo e gás do Estado de São Paulo. A informação foi divulgada pelos canais oficiais da Companhia Docas de São Sebastião. O projeto ainda está em fase de análise e, segundo a Companhia, a aprovação e implantação devem ocorrer em um prazo estimado de pelo menos três anos.
A proposta visa atrair operações que atualmente partem do Rio de Janeiro, com a expectativa de gerar novos postos de trabalho e impulsionar a economia paulista. Neste momento, o estudo encontra-se sob avaliação da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado.
A instalação da base offshore em São Sebastião facilitaria o apoio logístico para as operações de extração de petróleo nos campos da Bacia de Santos, reduzindo custos operacionais. Atualmente, os campos paulistas são atendidos por bases localizadas no Rio de Janeiro, que já estariam operando no limite de sua capacidade.
Além da análise do Governo do Estado, o estudo será avaliado também pelo Ministério de Portos e Aeroportos. Após essa fase, serão realizadas consultas públicas e um leilão para selecionar a empresa que terá o capital necessário para o investimento.
Fonte:Redação