O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, decretou situação de emergência nesta terça-feira (29) devido aos danos provocados pelos fortes ventos que atingiram a cidade na segunda-feira (28). As rajadas, que chegaram a 85 km/h, causaram destelhamentos em casas, comércios, escolas, e prédios públicos, além de quedas de árvores, interdições de vias e o rompimento de fiações elétricas, comprometendo diversas regiões do município.
O decreto, que tem validade de 180 dias, permite a adoção de medidas emergenciais para reparos estruturais, assistência social e humanitária, além de possibilitar a solicitação de apoio financeiro e operacional de outras esferas de governo. A partir do decreto, o município poderá agilizar os processos para desobstrução de vias, reconstrução de equipamentos públicos danificados, restaurar a rede elétrica em colaboração com a concessionária EDP e prestar assistência direta às famílias afetadas, como o fornecimento de telhas e materiais de reparo para as residências.
O prefeito Mateus Silva destacou a importância da agilidade na resposta às necessidades da população: “O decreto de emergência nos dá condições legais para acelerar a recuperação dos equipamentos públicos, reforçar a limpeza e prestar o auxílio necessário às famílias afetadas. Nosso compromisso é restabelecer a normalidade o quanto antes, com a união de esforços das equipes municipais e o apoio dos governos estadual e federal”, afirmou.
Rescaldo das ações de emergência
Desde o início dos danos causados pela ventania, equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) intensificaram os trabalhos. A desobstrução de ruas e avenidas foi realizada para garantir a segurança dos moradores. A Defesa Civil registrou dezenas de quedas de árvores, com os bairros mais afetados sendo Massaguaçu, Indaiá, Jardim Gaivotas, Martim de Sá, Sumaré e Jetuba. Outras ocorrências também foram registradas em 18 bairros, incluindo oito casos de risco de queda de árvores e quatro destelhamentos.
O Corpo de Bombeiros também esteve em ação, atuando em oito ocorrências de queda de árvores e combatendo incêndios em vários bairros, como Olaria, Sumaré, Martim de Sá, Praia Brava, Porto Novo e Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate).
Restabelecimento de serviços essenciais
A concessionária EDP Bandeirantes informou que mais de 90% dos clientes afetados pelo ciclone extratropical tiveram o fornecimento de energia restabelecido até a manhã de terça-feira (29). A empresa também destacou que continua atuando nas ocorrências mais complexas, onde quedas de árvores e galhos sobre a rede elétrica exigem reparos mais demorados.
O abastecimento de água também foi afetado, especialmente nos bairros Jaraguazinho e Sumaré, devido à interrupção no fornecimento de energia elétrica. No entanto, a concessionária Sabesp informou que o serviço foi normalizado no final da terça-feira (29).
Para reforçar os trabalhos em Caraguatatuba e São Sebastião, equipes de outras regiões também foram mobilizadas. As ações estão sendo realizadas em colaboração com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e órgãos municipais.
Fonte:Prefeitura de Caraguatatuba