A Prefeitura de Caraguatatuba decidiu suspender as aulas na rede municipal de ensino durante a tarde desta segunda-feira (28), após fortes ventos que atingiram a cidade, causando queda de árvores, danos em fiações elétricas e outros estragos. De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, os ventos chegaram a atingir 85 quilômetros por hora no Litoral Norte. Felizmente, não há registros de vítimas ou desalojados.
Estragos e danos
Entre os danos causados pela ventania, a Escola Municipal Professor João Baptista Gardelin, localizada no bairro Poiares, teve seu telhado danificado. A ventania também derrubou uma placa de trânsito e causou danos na Praça da Cultura, ambas situadas na Avenida da Praia. A base do Corpo de Bombeiros também foi atingida, com o destelhamento do prédio e danos nas janelas.
Na Praia da Cocanha, uma imagem chamou a atenção das autoridades e moradores, mostrando mesas de plástico sendo arrastadas pelo vento até o mar. Um vídeo registrado na praia ilustra a força dos ventos, com uma das mesas "voando" e outras sendo levadas para as águas.
Ações da Defesa Civil
Em resposta aos danos causados, equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Públicos estão atuando em diversas áreas da cidade para minimizar os impactos. A Prefeitura de Caraguatatuba orienta a população a evitar circular nas áreas afetadas e a não estacionar veículos próximos a árvores, devido ao risco de quedas.
A Defesa Civil está disponível para atendimentos de emergência através do telefone 199.
Fonte:Redação