A Receita Federal abriu, na manhã desta segunda-feira (23), a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. No Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, 99.596 contribuintes serão contemplados, com um total de R$ 151,8 milhões em créditos bancários.
Os pagamentos começam a ser feitos no dia 30 de junho, diretamente na conta informada pelo contribuinte na declaração. Este lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.
Como consultar
Para saber se está entre os contemplados, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal) e clicar na aba "Meu Imposto de Renda", em seguida em "Consultar a Restituição". Também é possível acompanhar a situação pelo aplicativo oficial da Receita, disponível para celulares e tablets.
Na consulta, é possível verificar se há alguma pendência que tenha levado a declaração para a chamada malha fina. Nestes casos, a restituição só será liberada após a correção das informações ou apresentação de documentos que comprovem a regularidade da declaração.
Calendário da restituição do IR 2025
1º lote: 30 de maio (já pago)
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 29 de agosto
5º lote: 30 de setembro
E se o pagamento não cair na conta?
Caso o crédito não seja realizado — seja por conta de erro nos dados bancários ou problemas na conta indicada —, o contribuinte poderá solicitar o reagendamento do pagamento. O pedido pode ser feito diretamente pelo Portal do Banco do Brasil, ou pelos telefones:
4004-0001 (capitais)
0800-729-0001 (demais localidades)
0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos)
O prazo para reagendamento é de até um ano a partir da data da primeira tentativa de pagamento.
Quem é obrigado a declarar o IR em 2025?
Malha fina
Na consulta, o contribuinte também verifica se caiu na malha fina, ou seja, se há pendências que impedem o pagamento da restituição. A regularização pode ser feita via e-CAC, no site da Receita, onde também é possível acompanhar o andamento da análise da declaração.
Fonte:Redação