
06/11/2025 - 12h50
Uma grande movimentação tomou conta da Vila Sahy, na Costa Sul de São Sebastião, nesta quarta-feira (5), durante o simulado de evacuação de área de risco promovido pela Defesa Civil, órgão ligado à Secretaria de Segurança Urbana (Segur). Às 9h em ponto, a sirene do bairro soou e deu início ao exercício.
Agentes subiram as ruas Ricardo Queiróz, 23 de Novembro, Manoel Neto, Paula Gomes, São José, São Jorge, Luís Basílio dos Santos e as travessas Pica-Pau e Tiê para orientar os moradores a descer até o Ponto Seguro, montado no ginásio do Instituto Verdescola.
Pela primeira vez, o simulado contou com a participação de aspirantes da Guarda Mirim e de alunos das escolas municipais Henrique Tavares de Jesus (Barra do Sahy) e Mathew Lucca Carmo Damasceno (Cambury), integrantes do projeto Escolas Seguras, parceria entre a Secretaria da Educação e o Instituto Conservação Costeira. Ao todo, quase 60 crianças e adolescentes participaram da ação.
O chefe de operações da Defesa Civil, Bruno Angeli, afirmou que a evacuação durou 19 minutos e atingiu o objetivo.
“Tivemos boa adesão e o reforço das crianças e jovens, que são grandes replicadores dentro de casa. Mas é importante que a comunidade participe ainda mais, porque o treinamento é fundamental em caso de emergência”, disse.
Entre os participantes estava José Anecleto de Jesus, 60 anos, que relembrou a tragédia de fevereiro de 2023.
“Hoje a gente sabe para onde ir, de forma organizada e no momento certo”, afirmou.
Também participaram do exercício equipes das secretarias de Habitação (Sehab), Serviços Públicos (Sesep), Saúde (Sesau) e Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), além do Fundo Social.
Sete novos simulados até dezembro
A Prefeitura informou que outros sete simulados de evacuação serão realizados até o dia 3 de dezembro, em bairros classificados como áreas de risco. O objetivo é reforçar a prevenção antes da chegada do período de chuvas intensas.
As próximas ações estão marcadas para:
Os simulados seguem o Plano de Contingência da Defesa Civil (Plamcon), que define rotas de fuga, áreas seguras e abrigos temporários equipados com banheiro, água e cobertura.
Fonte:Prefeitura de São Sebastião