
22/10/2025 - 15h20
Os vereadores de Caraguatatuba aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 77/2025, do vereador Aurimar Mansano, que inclui o ensino de noções básicas de primeiros socorros na grade curricular da rede municipal. A votação ocorreu nesta terça-feira (21), durante a 33ª Sessão Ordinária da Câmara.
A proposta tem como meta capacitar estudantes e profissionais da educação para agir corretamente em casos de emergência, como engasgos, desmaios e paradas cardiorrespiratórias. Mansano explicou que o projeto complementa a Lei Lucas, ampliando o alcance da política de prevenção ao incluir os alunos. “Mais do que uma obrigação legal, essa é uma ação que salva vidas e promove responsabilidade social nas escolas”, afirmou.
A Casa também aprovou o Projeto de Lei nº 59/2025, da vereadora Vilma Teixeira, que cria o Dia do Motorhome no calendário oficial. A medida busca fortalecer o turismo itinerante, valorizando o caravanismo e o turismo sustentável, com foco na vocação natural de Caraguatatuba para o ecoturismo.
Além disso, os parlamentares mantiveram o veto total ao Projeto de Lei nº 54/2025, do vereador Cristian Bota, que denominava de “Travessa Sidnei Lima” uma via no bairro Porto Novo.
A sessão ainda foi marcada pelo encaminhamento de 20 requerimentos e aprovação de moções de reconhecimento, abordando demandas ligadas à infraestrutura urbana, limpeza pública, segurança, saúde, políticas sociais e fiscalização de serviços públicos.
Fonte:Redação